Histórico do Hino de São Carlos
Algo que muito nos honra é o trabalho de divulgação do Hino a São Carlos.
Com a música do Maestro Heitor de Carvalho e letra do Professor Vicente de Paulo Rocha Keppe, o Hino foi oficializado pela Lei Municipal n°. 8.413, de 21 de maio de 1980.
Era prefeito na ocasião o Sr. Antonio Massei, que sancionou a lei aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.
Os vereadores da época analisaram a possibilidade de promover um concurso para a criação do Hino Oficial. Porém, decidiram pela adoção do Hino do Centenário do Município, de 1957, que vencera brilhantemente um concurso instituído pela Lei Municipal 3.200/56, na gestão do prefeito Luiz Augusto de Oliveira (Luizão). Os compositores cederam ao Município os direitos autorais.
Por muito tempo os são-carlenses desconheceram o Hino, até que coube à Banda Marcial da Faber-Castell regida pelo Maestro Roberto Mori, a primazia de divulgar a partitura e promover a primeira audição da obra no ano de 1990.
Em 2001, tivemos a honra de editar um CD para a difusão do Hino, que passou a ser executado em todas as escolas municipais de São Carlos, conforme determina a Lei Municipal 12.967/01 de autoria do vereador Roberto Mori, na qual o corpo docente e o corpo discente passam a cantar o Hino Nacional, o Hino à Bandeira e o Hino a São Carlos, uma vez por semana, em viva voz.
Honra-nos também a iniciativa da execução do Hino no início de cada Sessão da Câmara Municipal de São Carlos, sendo tocado mesmo nas Sessões realizadas fora da Câmara (RESOLUÇÃO 232).
São providências que buscam popularizar este importante símbolo da cidade, que deve ser valorizado, assim como a Bandeira e o Brasão: sinais de autonomia e identidade do Município que é um respeitável centro de cultura que muito contribui para a grandeza de nosso país.
Envie suas sugestões, críticas.